Maternal

Os trabalhos são integrados pelo projeto pedagógico, que norteia os conteúdos desenvolvidos, respeitando o ritmo de desenvolvimento de cada aluno e apoiando seu crescimento contínuo. Nossas crianças contam ainda com aulas extras (inclusas no período pedagógico) com professores especialistas em Música, Expressão Corporal, Ballet.


Maternal I- 1 ano
Nessa fase, visamos promover o desenvolvimento integral do aluno respeitando sua maturidade natural num ambiente acolhedor, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social. Visamos proporcionar o desenvolvimento da criança a partir da observação e da exploração do ambiente e dos materiais disponíveis com atitude de curiosidade. Incentivar o conhecimento do próprio corpo, percebendo gradativamente seus limites, sensações e capacidade do desenvolvimento da autonomia. Além disso, provocar a utilização de diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral) enriquecendo a capacidade de expressão, comunicação e relacionamento como todos os envolvidos no ambiente escolar. O brincar de forma livre é fundamental nessa faixa etária, ampliando progressivamente as brincadeiras dirigidas ajustadas às diferentes intenções de aprendizagem.
Os conteúdos propostos nessa faixa etária, promovem o desenvolvimento da criança nos aspectos emocionais, sociais, cognitivo, físico, motor e da linguagem.


Maternal II- 2 anos
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um. Visamos o cuidado permanente, inclusive nos aspectos de higiene e alimentação. O desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e perceptivo motor são promovidos ao realizar atividades lúdicas e orientadas. Nessa faixa etária, a criança explora o mundo ao seu redor através do próprio corpo. Ela não pára: sobe, desce, pula, entra e sai de pequenos lugares, adquirindo assim a noção de espaço e tempo. Apresenta grandes progressos na sua percepção, habilidades motoras, atenção, memória, e linguagem. Sua concentração ainda é pequena e está ligada ao grupo. O egocentrismo mostra-se como uma característica muito marcante, e aos poucos iniciará a tolerância social perante outras crianças (socialização) ao interagir com o grupo. Ela está em amplo desenvolvimento e utiliza todas as potencialidades que lhe são oferecidas.


Maternal III- 3 anos
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação visomotora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

No Coleginho Mundo Encantado, a criança explora os mais diversos ambientes. Por isso, fazem parte da nossa rotina as salas ambientes que são utilizadas para todas as disciplinas, estimulam a pesquisa, favorecem o trabalho do professor com turmas, além de significar uma concepção de ensino que se distingue da tradicional, buscando uma formação ampla das crianças trabalhando com a interdisciplinaridade.


Salas de aula: Maternal – Concebidas como ambientes educativos, as salas de aula são organizadas com estações de aprendizagem que privilegiam atividades formativas específicas, alternadas conforme os projetos pedagógicos.


Sala Multiuso: Uma sala especialmente criada para fomentar a imaginação e a criatividade da criança, fazendo com que as vivências encantadas da infância aconteçam com acolhimento e interação. São momentos em que diferentes recursos estão à disposição dos educandos, como livros, vídeos, fantoches, instrumentos musicais, além de diversos brinquedos para estimulação.


Oficinas de Arte: Nas aulas de artes, as crianças aprendem diversas técnicas e manuseiam diferente materiais, explorando cores e formas. Pintura, modelagem, confecção de objetos com sucata e muitas outras atividades. Criamos esse ambiente para aguçar essas aptidões.


Playground descoberto: A hora do parquinho é o momento mais querido e esperado das crianças. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.


Brinquedoteca: Espaço lúdico de desenvolvimento e aprendizagem. Um ambiente didático-pedagógico onde é organizada uma coleção de jogos e brinquedos que propiciam o aprendizado e o entretenimento dos alunos onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.

Refeitório Kids: Ambiente agradável, higiênico, tranquilo e estruturado para as crianças realizarem suas refeições.

Nossa Horta: Espaço onde todos plantam, cuidam, colhem e aprendem sobre a importância do alimento. Por meio da horta, desenvolvem conhecimentos e habilidades que as estimulam a produzir, a descobrir, a selecionar e a consumir alimentos saudáveis.

Instalações: Nossas instalações são aconchegantes e seguras para nossas crianças. Proporciona um ambiente educativo repleto de experiências estimulantes e integradas, estimulando seu crescimento, satisfação pessoal, autonomia e bem estar social.