Projeto Artes e Cultura Indígena

A escola promove um ambiente vivo e produtor de conhecimento ao possibilitar espaços em que a auto expressão, o exercício da imaginação, a descoberta e a invenção, experimentação da pluralidade e diversidade de valores, sentidos e intenções, sejam vivenciados pelos alunos.

Assim, desenvolvemos diversas atividades artísticas e culturais, com foco principal na valorização da cultura brasileira. Nossos alunos conheceram e realizaram releitura de obras de artistas em sua maioria brasileiros, e também conheceram um pouco da cultura indígena.

Com diferentes técnicas de releitura as crianças conheceram as obras de Cândido Portinari – “As Pipas” e “Palhacinho na Gangorra”; Manuel Bandeiras – “Artes Abstratas”; Leonardo Da Vinci – “Autorretrato” e “Mona Lisa”; Romero Brito – “Maçã”, “Cachorro”, “Flor” e “Coração”; Vicente do Rego Monteiro – “Natureza Morta”; Aldemir Martins – “O gato” ; Cleuza Caldas – “Conversando com a rosa” ; Alfredo Volpi – “Barco com bandeirinhas e pássaros” ; Tarsila do Amaral – “O ovo” e “O pescador”; Juan Miró – “ A luva branca.

A finalização dos trabalhos culminou com uma exposição de artes na escola para a visitação dos pais.

Valorizar a cultura brasileira é também reconhecer o papel da cultura indígena em nossa sociedade. O contato com a cultura indígena favorece a aquisição de conhecimentos não estereotipados, ou seja, as crianças vivenciam e exploram a cultura, não apenas reproduzem o senso comum. Nesse pensamento nossa escola propôs aos alunos conhecer a culinária indígena e, em parceria com as famílias, tivemos uma tarde de aprendizagens e degustação.


Outros Projetos


Projeto Leitura A leitura é a porta que leva ao caminho da imaginação. As crianças precisam enriquecer sua imaginação, pois ...
Leia Mais
Identidade e Diversidade A identidade é uma construção, e a base, fundamental para as estruturas e pilares de sustentação, construída ...
Leia Mais
Projeto Meio Ambiente Apresentar a importância da água para crianças pequenas é papel fundamental para a construção de uma sociedade ...
Leia Mais